quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Manifesto apoia João Ubaldo: "Itaparica: ainda não é adeus". Proposta é discutir a ponte















Do blog
Bahia em Pauta:

Por Claudio Leal, Franciel Cruz, Maria Olivia Soares, Saymon Nascimento e Vitor Pamplona

A crônica “Adeus, Itaparica” (22/01/2010, A Tarde), do escritor João Ubaldo Ribeiro, provocou a formação de um abaixo-assinado em apoio ao autor de “Viva o povo brasileiro”, em defesa da Ilha de Itaparica e favorável a um debate público sobre a prioridade da bilionária Ponte Salvador-Itaparica, defendida pelo governo do Estado.

Entre os signatários de primeira hora, os escritores Luis Fernando Verissimo e Hélio Pólvora, o jornalista Sebastião Nery e os integrantes da Geração Mapa (companheiros de Ubaldo), Ângelo Roberto, Antonio Guerra Lima, Fernando da Rocha Peres, Fred de Souza Castro e Milze Soares.

Os professores Roberto Albergaria e André Setaro e o poeta Ruy Espinheira Filho também assinaram o manifesto que solicita uma resposta oficial do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT), ao polêmico artigo do romancista. “Este texto, necessário, oportuno, com a devida contundência, eu assino e dou fé”, afirmou o cineasta Tuna Espinheira, diretor de “Cascalho”.

A coleta de assinaturas está sendo feita por e-mail (manifestoitaparica@gmail.com) e por meio de uma petição online ( http://www.gopetition.com/online/33669.html ).

A iniciativa partiu de um grupo de jovens jornalistas e veteranos, escritores e amigos geracionais de João Ubaldo Ribeiro, dispostos a não permitir que “sobre as águas calmas e azuladas de Yemanjá” se erga “um monumento ao empreendedorismo desalmado”.

A meta é recolher assinaturas em todo o País e chamar atenção para a ameaça do megaempreendimento ao ecossistema da Ilha e à Baía de Todos-os-Santos. O texto final será remetido ao governador Jaques Wagner e ao romancista itaparicano, que já foi informado sobre o movimento da sociedade civil. “(Ubaldo) não está sozinho em seus questionamentos”, diz o abaixo-assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário