quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Do blog Bahia em Pauta: De onde vem a fúria do secretário Pinheiro no ataque a João Ubaldo?

Por Vitor Hugo Soares, Bahia em Pauta

O que mais surpreende na reportagem que o Jornal do Brasil publica em sua edição desta quinta-feira (Bahia em Pauta reproduz), sobre a polêmica em torno da ideia do governo Wagner de construir uma ponte ligando Salvador a Itaparica, são as imagens e palavras de extrema agressividade utilizada pelo evangélico Secretário de Planejamento, Walter Pinheiro (PT), contra o escritor João Ubaldo Ribeiro. Nascido em Itaparica e dono da obra fabulosa que projetou a ilha baiana no mundo inteiro, Ubaldo se opõe frontalmente à obra bilionária.

Vejamos dois trechos do que disse Pinheiro – encarregado de tocar o projeto como assinala o JB – sobre Ubaldo, a propósito de discutir o tema:

– O João Ubaldo tem todo o direito de destilar o veneno dele. Deve estar olhando para governos anteriores.

– O velho João Ubaldo saiu da rede. Se não fosse o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), ele receberia a ponte pelo peito.

Fiquemos por aí, por enquanto:

O relevante aqui é chamar a atenção para o palavreado agressivo que Pinheiro usa na defesa da ponte e do governo, surpreendente até mesmo para alguns de seus mais próximos companheiros petistas. Principalmente quando lembram a docilidade apática do atual secretário estadual de Planejamento, nos debates com João Henrique Carneiro (PMDB) nos quais foi fragorosamente derrotado.

Ainda não deu para esquecer os debates e a apatia nem entre os de memória mais curta, na disputa pela prefeitura de Salvador, também vencida pelo adversário, que, como se sabe não é dos melhores em debates e em administração. Ao contrário, mostram as pesquisas mais recentes.

No fim, a pergunta que não quer calar: Onde Pinheiro foi buscar tanta fúria para agredir o escritor João Ubaldo?

(Vitor Hugo Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário